Se você se sente cansado, sem disposição para realizar as atividades, vivendo para o fim de semana, é hora de rever algumas atitudes que sugam sua energia.
Podemos comparar nossos níveis de energia com o ar de um pneu de carro. Se o pneu não tem buracos, pode manter o ar dentro dele por anos. Se o pneu tiver um furo, mesmo que pequeno, ele vai esvaziar com o tempo e todos os esforços para injetar ar serão inúteis até que você tape o buraco.
O mesmo se aplica ao seu nível de energia. Antes de decidir por onde começar a aumentá-lo, recomenda-se olhar o que está acabando sua energia em primeiro lugar. Veja aqui 15 fatores:
1- Falta de Sono
O sono é um tempo para reparar e restaurar e é a verdadeira fonte da nossa energia. Uma noite ruim pode arruinar as próximas 24/48 horas.
Para o sono, tanto a quantidade, quanto a qualidade contam. Falta de sono, sono interrompido e sono irregular podem ter um efeito terrível sobre os níveis de energia, criatividade, agilidade mental, bem-estar geral e saúde.
O que fazer?
Não adianta tentar ir dormir mais cedo, deve-se fazer do sono uma rotina, indo dormir e se levantar no mesmo horário. As pessoas precisam dormir, em média, 8 horas.
2- Hibernar no fim de semana
Se você pensa que dormir muito no fim de semana vai compensar a falta de sono da semana, você está enganado. Estudos mostram que dormir mais do que de costume nos finais de semana pode atrapalhar o ritmo do sono natural.
O que fazer?
Manter a disciplina da semana e dormir nos horários de costume.
3- A desordem, bagunça e desorganização
Nosso ambiente desorganizado, além de desagradável, pode nos drenar mais energia do que imaginamos.
Procurar por pertences perdidos assim como tentar lembrar onde nossas coisas estão é um grande sorvedor de energia mental. Basta estarmos em um quarto bagunçado para nos sentirmos cansados. Um ambiente desordenado tende a desordenar sua mente.
O que fazer?
Limpe sua bagunça e organize o seu ambiente. Atenção especial para seu quarto e ambiente de trabalho.
4- Procrastinação
Tudo desfeito, incompleto ou não resolvido em sua vida pessoal ou profissional, drena sua energia. Enquanto os assuntos são deixados inacabados continuam a te sugar.
A procrastinação é algo muito tóxico. Se há algo deixamos de fazer, ele se mantém em nossa mente até que ele seja feito. Isso faz com que hajam gastos de energia desnecessários.
O que fazer? Veja quais tarefas podem ser eliminadas ou delegadas. Decida o que você não vai fazer. Concentre-se no que é realmente importante e pode realmente ser feito. Além disso, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
5- Raiva
A raiva pode ser uma poderosa força destrutiva. Ele drena sua energia e faz você perder seu tempo no pensamento negativo.
O que fazer?
Algumas pessoas conseguem redirecionar a raiva para construir o sucesso para si, então quando você se encontrar envolvido em raiva, mude o foco.
6- Gastar demais
Viver acima das suas possibilidades pode te esgotar facilmente. Tentas manter-se com colegas e amigos que têm maior recurso financeiro que você certamente vai criar problema financeiro.
O que fazer?
Saiba exatamente quanto você tem para gastar e usar o dinheiro sabiamente. Ao sair para fazer compras mantenha uma lista de itens que você “realmente” precisa comprar.
Ver-se livre da preocupação financeira pode certamente levar a liberdade para alcançar o sucesso em muitas áreas da vida também.
7- Superinformação
Você se sente sobrecarregado com a quantidade de informação que entra em sua vida em forma de mídia, livros, revistas e e-mail? O excesso de informação drena seu tempo e sua energia emocional. Pior, talvez, atrapalha a capacidade de pensar. Só porque temos acesso a todas as informações no mundo não significa que nós podemos processar tudo.
O que fazer?
Você tem que decidir qual a informação é importante o suficiente para ler, assistir ou prestar atenção.
8- Ressentimento
O ressentimento arrasta para baixo e te mantém agarrado ao seu passado, a única pessoa que sofre é a vítima do incidente.
O que fazer?
A única forma de se livrar do fardo de ressentimento é o perdão, como já dissemos aqui, pode ser a cura para todos os males.
9- Querer controlar a tudo
Nós gastamos muito tempo e energia tentando controlar tudo o que acontece à nossa volta: eventos, pessoas e situações. Algumas pessoas sentem uma vontade de resolver todos os problemas que surgem, mas é impossível criar um mundo perfeito.
Constante preocupação drena seu cérebro de energia e poder de foco, e é um desperdício do seu precioso tempo. Este é um dos mais difíceis de se livrar já que a preocupação é completamente irracional, mas algo tão intrinsecamente humana.
O que fazer?
Quando você estiver entrando no modo de se preocupar, se pergunte: “Qual é o pior que pode acontecer?” Embora geralmente o pior aconteça, essa opção de preocupação e lhe dá poderes para avançar com um plano. O desperdício de energia é reduzido, transformando sua força em uma força criativa.
10- Fofocas
As pessoas perdem muito tempo e criam um ambiente negativo enquanto fofocam, na próxima vez que você fofocar, observe como a sua energia é menor do que antes de começar.
O que fazer?
Tente mudar de assunto ou sair da roda de conversa.
11- “Vampiros de Energia”
Alguma vez você ao falar com alguém você sentiu cansado, drenado, deprimido ou exausto? Costumamos chamar estas pessoas de “pessoas tóxicas” ou “vampiros de energia”.
As pessoas tóxicos são aquelas que reclamam ou resmungam o tempo todo, estão em constante necessidade de ajuda, conselhos, simpatia etc. Eles sempre esperam o pior acontecer. Eles encorajam para que você tenha sentimentos de inadequação, culpa ou inferioridade.
O que fazer?
Uma das primeiras coisas a fazer é estar ciente de que os vampiros de energia estão em sua vida. Tente evitá-los, ou crie limite com eles. Sempre que a conversa negativa começar apenas sorria e não diga nada, assim é mais difícil de você ser afetado.
12- Dieta pobre
Quando fast food e alimentos industrializados são sua principal dieta, seu corpo não recebe os nutrientes vitais que precisa: vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos essenciais. Os baixos níveis de vitaminas do complexo B, potássio, ferro, iodo e contribuem para a fadiga.
Comer muito pode te deixar letárgico. Comer pouco pode te deixar sem o combustível e os nutrientes de que necessita. Ficar muito tempo sem comer, ou pular refeições tambem podem te deixar fraco.
O que fazer? Comer de maneira saudável! Reduza a quantidade de alimentos processados. Alimente-se de frutas, legumes, cereais integrais, peixes e carnes magras.
13- Trabalhar Demais
Estar cronicamente sobrecarregado de trabalho pode afetar gravemente as reservas de energia. Quando o trabalho se estende por horas, as coisas que poderiam recarregar suas baterias de energia sofrem também. Você dorme menos, descansa menos e desconta em cafeína.
O que fazer? É importante buscar um equilíbrio entre vida profissional e familiar, a fim de manter os níveis de energia. Trabalhar para viver, não viver para trabalhar.
14- Lista infinita de coisas para fazer
Ter muitos compromissos é extremamente desgastante. Muitas vezes, só de pensar no que você tem a fazer já te drena energia.
O que fazer?
Simplifique a sua lista de tarefas até a algumas tarefas essenciais. Organize a sua lista, priorize quais deles você acha que deve ser feito primeiro. Se algo pode ser delegado a outra pessoa, então o faça. Além disso, certifique-se que uma vez que você completar a tarefa, que seja feita corretamente. Isso ajuda a evitar ir para trás e voltar a fazer qualquer coisa.
15-Falta de exercícios
Falta de exercício = falta de energia. É um ciclo vicioso: se você não faz exercício, você não tem vontade de fazer.
O exercício provoca a liberação de substâncias químicas chamadas endorfinas na corrente sanguínea. Estas substâncias químicas dão um sentimento de felicidade e afetam positivamente a sua sensação de bem estar.
O que fazer?
Mover-se! Comece pelos mais simples, como uma caminhada de trinta minutos e aumente aos poucos, você se sentirá mais disposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br