Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Neurociência: Conhece as cores?

O Efeito Stroop.
A imagem representa uma ilusão visual cognitiva, na medida em que provoca um conflito entre os sistemas de processamento sintáctico e simbólico do nosso cérebro. Olhe para as palavras uma a uma sem parar ou abrandar a velocidade de visão, mas em vez de ler cada palavra, diga apenas em voz alta a cor em que esta aparece. É difícil, não é? A confusão entre a palavra escrita e a cor instala-se facilmente na nossa mente.
"A idéia de que as percepções podem ser manipuladas por expectativas" é fundamental para o estudo da cognição, diz Michael I. Posner, professor emérito de neurociência da Universidade de Oregon e especialista em atenção.
"Mas
agora estamos realmente chegando aos mecanismos."

Mesmo sem grande compreensão de como ela funciona, a hipnose tem sido usada em medicina desde os anos 50 para tratar dores e, mais recentemente, ansiedade, depressão, trauma, síndrome de intestino irritável e distúrbios da alimentação.
Mas ainda há discordâncias sobre o que é precisamente um estado hipnótico ou se ele é algo mais que um esforço para agradar ao hipnotizador ou uma forma natural de concentração extrema em que as pessoas ficam absortas em seus pensamentos e ignoram o que as cerca.
Décadas de pesquisa mostraram que de 10% a 15% dos adultos são altamente hipnotizáveis, diz o dr. David Spiegel, psiquiatra da Universidade de Stanford que estuda usos clínicos da hipnose.
Até os 12 anos, porém, antes de os mecanismos top-down (de cima para baixo, ou seja, partindo do conhecimento e não da percepção) amadurecerem, de 80% a 85% das crianças são altamente hipnotizáveis.
Um entre cada cinco adultos é absolutamente resistente à hipnose, diz Spiegel.

Teste de Stroop
Em alguns trabalhos mais recentes, o dr. Amir Raz, professor-assistente de neurociência clínica na Universidade de Columbia, resolveu estudar pessoas altamente hipnotizáveis com a ajuda de um teste psicológico padrão que esquadrinha conflitos no cérebro.
A investigação, chamada teste de Stroop, apresenta palavras em maiúsculas vermelhas, azuis, verdes e amarelas.
O sujeito deve apertar um botão identificando a cor das letras. A dificuldade é que às vezes uma palavra como vermelho está colorida de verde ou a palavra amarelo, de azul.
Para uma pessoa alfabetizada a leitura está tão arraigada que ela invariavelmente leva um pouco mais de tempo para vencer a leitura automática de uma palavra como vermelho e apertar um botão que diz verde. Isso é chamado de efeito Stroop.
Dezesseis pessoas, oito altamente hipnotizáveis e oito resistentes, passaram pelo laboratório de Raz após ter sido secretamente testadas sobre a sua capacidade de ser hipnotizadas.
O objetivo do estudo, lhes disseram, era investigar os efeitos da sugestão no desempenho cognitivo.
Depois que cada pessoa foi submetida a uma indução hipnótica, Raz disse: "Muito em breve vocês estarão jogando um videogame de dentro de um scanner de cérebro. Toda vez que ouvirem a minha voz pelo comunicador, imediatamente perceberão que símbolos sem sentido vão aparecer no meio da tela. Eles parecerão caracteres de uma língua estrangeira que vocês não conhecem e vocês não tentarão atribuir nenhum significado a eles. Essas coisas ininteligíveis estarão impressas em uma de quatro cores: vermelha, azul, verde ou amarela. Embora vocês vão atentar só às cores, verão todos os signos misturados com nitidez. Seu trabalho será premir com rapidez e precisão a tecla que corresponde à cor mostrada. Podem jogar sem esforço. Assim que o ruído do escaneamento parar, vocês relaxarão e voltarão à sua condição de leitura normal."
Raz encerrou então a sessão de hipnose, deixando em cada um o que chamam de sugestão pós-hipnótica, uma instrução que conduz a uma ação depois da hipnose.
Comparação
Dias depois, os sujeitos entraram no scanner cerebral. Nos altamente hipnotizáveis, quando as instruções de Raz chegaram pelo comunicador, o efeito Stroop foi obliterado, diz ele.
Os sujeitos viram palavras cotidianas como indecifráveis e nomearam as cores instantaneamente. Mas nos resistentes o efeito Stroop prevaleceu, tornando-os muito mais lentos na nomeação das cores.
Quando o escaneamento cerebral dos grupos foi comparado, apareceu um padrão distinto. Entre os hipnotizáveis, a área visual do cérebro que em geral decodifica palavras escritas não pareceu ativa. E uma região na parte frontal que geralmente detecta conflitos estava igualmente desativada.
Os processos top-down prevaleceram sobre os circuitos cerebrais dedicados à leitura e a detecção de conflitos, diz Raz, embora ele não saiba exatamente como isso aconteceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.