Prezado paciente, esta dieta ë indicada para pacientes portadores de Esclerose Múltipla, e segue o princípio básico de que nenhum óleo, manteiga ou margarina podem participar na preparação dos alimentos. A única gordura indispensável nas 24 horas do dia são duas colheres de sopa de óleo de girassol prensado a frio (rico em ácido linoleico), de procedência conhecida. Lembrar que este óleo deverá ser consumido sempre cru (não esquentar nunca) e em emulsão com yogurt desnatado, ricota ou queijo magro, para facilitar sua absorção.
Outro item obrigatório é a ingestão de uma vez ao dia, preferencialmente no café da manhã, do assim chamado creme Budwig, preparado conforme receita abaixo:
1 colher de sopa de óleo de girassol prensado a frio·
1 colher de sopa (ou a gosto) de yogurt desnatado, ricota ou queijo magro·
suco de meio limão·
mel a gosto·
1 banana ou fruta a gosto·
2 colheres de chá de um cereal completo e cru moído na hora (aveia em grão, cevada descascada, arroz integral ou trigo sarraceno). Não utilizar trigo comum ou centeio nesta preparação, e não misturar os cereais.·
2 colheres de chá de uma semente oleaginosa (nozes, castanhas, etc...). Este item é facultativo. Não moer estas sementes.·
Para o preparo deste creme recomendo ter os ingredientes sempre disponíveis e a aquisição de um moedor manual de cereais, que poderá ser acoplado a uma mesa ou bancada em sua cozinha, para que o preparo seja rápido e fácil.
É importante saber que o óleo e os cereais deverão ser armazenados em geladeira por no máximo 1 mês (o óleo fechado poderá ficar por 3 meses, também em geladeira).
Poderá ainda complementar o seu café da manhã com chá (qualquer tipo), pão integral (sem óleo), leite desnatado, etc...,sempre respeitando o princípio básico da não utilização de outras gorduras.
ALIMENTOS PROIBIDOS
Gorduras (óleo, manteiga ou margarina), café, chocolate, ovos cozidos, álcool e açúcar branco. A farinha de trigo comum deverá ser utilizada com moderação.
ALIMENTOS PERMITIDOS
Todas as verduras, legumes e leguminosas, assim como as frutas (mesmo as gordurosas). Açúcar mascavo, mel, produtos desnatados, ovos quentes e grãos oleaginosos crus.
ALIMENTOS PERMITIDOS COM MODERAÇÃO
Carnes brancas e magras (peixe ou frango)
ALMOÇO: iniciar sempre com a salada, que poderá ser temperada com a outra colher de sopa do óleo de girassol prensado a frio (sempre em emulsão com yogurt desnatado, ricota ou queijo magro, acrescido de tempero a gosto (vinagre de maçã, limão, cebola, alho, etc...). A seguir uma porção de arroz integral cozido (ou outro cereal), acompanhado de qualquer vegetal e a quantidade de carne permitida.
LANCHE: Sentindo fome nos intervalos, frutas e sucos a vontade, pão integral, produtos desnatados, Tc...
JANTAR: Repetir o almoço sem a carne. Se já fez uso das duas colheres de sopa do óleo de girassol, poderá utilizar no máximo duas colheres de chá de azeite de oliva prensado a frio.
A minha recomendação é que o paciente continue a se alimentar do modo habitual, apenas fazendo as alterações necessárias na preparação. Por exemplo, o que costumava comer frito, passa a preparar assado. Dar preferencia aos vegetais preparados no vapor, que ficam mais saborosos e nutritivos.
CONTROLE DA DIETA
Esta dieta é para ser seguida para toda a vida, para que os benefícios desta sejam mantidos.
Os primeiros sinais de que a dieta está sendo seguida corretamente são: a pele deixa de ser seca, melhora a obstipação intestinal, a língua fica mais rosada e brilhante, melhora o odor das fezes e o pH urinário (que deverá ser medido a noite com fita Neutralit da Merck ou similar) deverá ficar neutro (entre 6.9 e 7.2). Se a urina continuar ácida após um mês de tratamento, o paciente deverá ingerir por 2 ou 3 dias consecutivos,
Como a dieta é extremamente radical em relação às gorduras ingeridas, assim como para o bom resultado desta, o paciente deverá se encontrar com sua saúde geral em bom estado. Para tal são solicitados alguns exames laboratoriais básicos que estão descritos abaixo:
Hemograma
Urina I
Protoparasitológico
Colesterol total e frações
Triglicérides
Glicemia
Uréia
Creatinina
TGO/TGP
Amilase
Ferro
Ferritina
Zinco
Magnésio
Vitamina A
Vitamina B12
Beta -caroteno
Ácido fólico
Ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa
OUTRAS RECOMENDAÇÕES
A prescrição de suplementos alimentares e outros dependerá de cada caso e do resultado dos exames. Entretanto há uma prescrição básica que poderá ser seguida por todos os pacientes:
Vitamina C ________________ 500 mg diariamente pela manhã·
Complexo B (Roche)_________ 2 drágeas ao dia (café e almoço)·
Ephynal (400 mg)____________ 1 cp ao dia (almoço)·
Para que a dieta alcance os efeitos desejados mais rapidamente, recomendamos que se realize uma vez ao mês, de preferência
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br