Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Doença dejenerativas do sistema nervoso e cura.

DOENÇAS DEGENERATIVAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Nos últimos anos, as doenças degenerativas que acometem o sistema nervoso central passaram a ocupar uma parcela maior das preocupações do público leigo. Seja pela divulgação que estas doenças vêm obtendo na mídia, seja por um número maior de casos diagnosticados em nosso meio (graças ao aperfeiçoamento dos métodos diagnósticos e à maior atenção dos médicos), é cada vez mais frequente que os pacientes procurem os consultórios em busca de informação sobre esse grupo de doenças. Embora sejam pouco frequentes, a severidade do quadro clínico nas formas avançadas justifica todos os esforços de difundir informações sobre elas. Quando os pacientes e familiares reconhecem precocemente os sintomas e buscam tratamento nas fases iniciais as chances de melhorar o prognóstico e a qualidade de vida do paciente são muito maiores. Destacam-se, pela prevalência, a Esclerose Múltipla (EM), que hoje abordaremos, e a Síndrome de Alzheimer.
ESCLEROSE MÚLTIPLA
A Esclerose Múltipla é uma doença crônica e progressiva, de origem auto imune, que atinge adultos jovens. Foi descrita pela primeira vez por Jean Charcot, em 1860. Entretanto, apenas nas últimas décadas passou a ser melhor compreendida. É mais frequente entre mulheres, em relação aos homens e, embora acometa todas as raças, ocorre mais entre pessoas de origem caucasiana.
SINTOMAS
Os primeiros sintomas da doença costumam ocorrer entre os 20 e os 40, mais frequentemente por volta dos 30 anos de idade. São decorrentes de alterações inflamatórias crônicas que acometem a bainha de mielina dos neurônios do sistema nervoso central. Evolui por surtos, causando fraqueza e perda da coordenação motora em membros superiores e inferiores, distúrbios da visão, tonturas, dificuldade para coordenar a marcha, diminuição da audição e dores pelo corpo. Menos freqüentemente, ocorrem alterações na esfera intelectual, como dificuldades para elaborar conceitos, embora sejam preservados o raciocínio e a fala. Embora não seja fatal, a EM compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes, devido às inúmeras restrições que impõe.
ETIOLOGIA
As causas da EM ainda não estão perfeitamente determinadas. Alguns estudiosos atribuem a origem do processo a vírus ainda indeterminado que, perturbando o funcionamento normal do sistema imunitário, induziria à destruição da bainha de mielina. Outros ainda atribuem importância a fatores externos, como o estresse, e à hereditariedade. Várias pesquisas em curso atualmente buscam esclarecer os mecanismos que originam a doença.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico é feito pelo conjunto de sinais e sintomas relacionados à EM, que necessitam ser adequadamente interpretados pelo médico, já que podem ocorrer também em outras patologias. Contribui também para o diagnóstico a observação de imagens de placas degenerativas no sistema nervoso central, obtidas pela tomografia e ressonância magnética.
O tratamento visa proporcionar conforto ao paciente e, ao mesmo tempo torná-lo independente e produtivo. Para tanto, são utilizados medicamentos, como o interferon, e técnicas de fisioterapia e treinamento muscular para redução das limitações impostas pela doença.
PREVENÇÃO
O parco conhecimento sobre a etiologia da EM não permite estabelecer medidas eficientes de prevenção. Isto é particularmente grave diante do fato de que a doença atinge adultos jovens, no auge da vida produtiva, limitando-os severamente ao longo dos anos. Resta à família e aos pacientes procurar seu médico assim que forem identificados sintomas que possam estar relacionados à EM, como alterações da marcha, da coordenação motora e diminuição da força muscular sem causa aparente.
Por José Eduardo Dias Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.